![]() |
Sabe aquela história de que "nem tudo o que é bom vem de fora"? Eu concordo plenamente, e esse "de fora" não quer dizer que é algo internacional. Como músico amador, sempre apoiei e procurei ficar por dentro do que rola de música na minha cidade, e todos deveriam fazer o mesmo.
Apresento essa semana uma banda piracicabana, mas que nem parece mais pertencer ao interior, já virou música de gente grande.
Estou falando de Canaiera!
A primeira vez que ouvi falar deles foi em 2006, na época, eles tocaram num festival de bandas que aconteceu no Teatro São José. Já de cara, o refrão de Filhos do Brasil, composição mais antiga do grupo, ficou na minha cabeça por muito tempo.
Voltei a ouvir falar da banda no ano passado, quando minha banda (Esboço) e Canaiera tocaram no Trote Ecológico da Unimep. Depois disso passei a frequentar os show deles no Estação Cultural, que já se tornou a segunda casa do grupo, que demostra estar muito à vontade no ambiente, que sempre fica lotado quando a atração é o reggae dos piracicabanos.
![]() |
Capa do álbum "Canaiera" |
A banda surgiu como muitas, alguns amigos de escola se reunindo pra fazer um som e se divertir. Acredito que a amizade entre os integrantes e a diversão em tocar fazem qualquer banda dar certo, e é o caso deles.
Depois de mais de cinco anos de banda, a rapazeada lançou no ano passado, no dia 11/11/11 (excêntrico, né?), o seu primeiro álbum, que leva o nome da banda. Quer saber? É um trabalho de primeiro mundo, semelhante ao trabalho de grandes bandas e gravadoras.
O álbum começa com a música "Direção Contrária", letra de primeira e musicalidade tão boa quanto.
O que chama atenção no álbum todo (e no show) é a presença de uma banda completa. Os arranjos de metais fazem toda diferença pra uma banda de reggae (minha opinião), e levar isso pra fora do estúdio deixa as apresentações ao vivo muito mais atraentes.
Voltando a falar do disco, eu curto muito, está sempre comigo no carro e tenho certeza que, se você curte reggae, vai fazer o mesmo.
A faixa "Teu Olhar" é perfeita pra mostrar pra aquela menina que você está afim (haha), e a faixa seguinte, "Filhos do Brasil", já é um clássico deles, de longe é a mais cantada pelo público. Como bom brasileiro e patriota, eu canto o refrão com bastante convicção.
"Eu amo meu país, o que eu quero é ser feliz, vou à luta assim como sempre fiz,
Eu luto pela paz, vou em busca de algo mais, é a leveza que só o verde me traz"
Pra fechar as dicas musicais desse álbum, vale se atentar para "Canto em cores", particularmente minha preferida. Não adianta nem falar muito sobre ela, vale a pena vocês ouvirem, e nesse caso, verem. O vídeo é de uma apresentação deles no Sesc Piracicaba.
Canaiera - Canto em Cores
Outra coisa, as versões que eles fazem de músicas de artistas como Bob Marley, Natiruts, Paralamas do Sucesso e SOJA ficam muito boas, em alguns casos, melhores que as originais, mas isso já é outra história.
Quer o CD? Está à venda na Nobel do Shopping e da Unimep e na Fractal, além de eles mesmos venderem nos shows que fazem. Também é possível fazer o download de todas as músicas no site deles no Toque no Brasil. www.canaiera.tnb.art.br, lá tem fotos e mais sobre eles.
Quer ver ao vivo? Nessa quarta-feira (11 de julho) eles vão tocar no Estação Cultural, ótimo programa pras férias ociosas: curtir um reggae no meio da semana! E esse show contará com a abertura e o aquecimento da galera por conta da banda Esboço! hahaha
É isso então pessoal, na próxima semana teremos a participação de uma colega de profissão (estudante de jornalismo, hahaha). A banda Linkin Park lançou novo álbum recentemente, e ela, como boa fã, vai falar um pouco sobre o novo trabalho deles.
Aquele abraço, até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário