domingo, 10 de junho de 2012

Índios, caboclos, cafusos ou criolos, somos brasileiros!


Rap? Você tá louco?

É isso mesmo, o que surgiu como protesto nas periferias vem ganhando cada vez mais destaque e público mesmo nas classes mais elevadas. E o que o Falando de Música tem a ver com isso?

Como eu já disse, se é música boa, tem o espaço garantido por aqui, é por isso que apresento a vocês Criolo!

 O som dele não cabe em nenhum rótulo, é poesia em forma de protesto e suingue. Se é que isso existe. O mais novo álbum do rapaz se chama Nó Na Orelha. Produzido por Daniel Ganjaman, produtor do Alegria Compartilhada do Forfun, o CD foi lançado no ano passado gratuitamente no site do artista: www.criolo.net. Na boa, admiro muito músicos independentes que liberam o álbum pra download, mas isso é outra história.
No final do ano passado todo mundo falava sobre esse álbum, eu não podia ficar de fora, fiz o download e ouvi, umas cinco vezes repetidamente. Rapidamente botei no meu celular e pen drive pra andar com o som sempre comigo.

Capa do CD "Nó na orelha"

O que mais me surpreende no cara é a inteligência e cultura que ele tem, mesmo sendo de origem humilde. Basta analisar as letras e as entrevistas dele, Criolo tem muito o que dizer e sabe muito bem como fazer isso.


Há uns dois meses Criolo veio pra Piracicaba e fez um show muito, mas muito bom! Ele dividiu o palco com o Emicida (relaxa, falarei dele em breve).

Acredito que a música mais conhecida dele seja Não Existe Amor em SP, musicão, de verdade, mas meio deprê. A minha preferida é, de longe, Subirusdoistiozin, que aliás faz parte do repertório da Esboço.

Já clicou ali em cima pra fazer o download do disco? No link também da só para ouvir, caso prefira. Eis, portanto, minhas sugestões de músicas do álbum:

Vale se atentar para as letras de todas as músicas, vão por mim! hahaha

Pra fechar, tem um vídeo do Criolo no youtube fazendo uma "paródia" de Cálice, do Chico Buarque. A original é foda, mas essa versão é atual, traz à tona temas que merecem respeito. Sabe aquelas letras "tapa na cara"? É bem por aí. Linda versão.
NOTA: O vídeo dele teve resposta do Chico em um show, muito legal da parte dele! Se quiser ver clique AQUI.

Criolo - Cálice (paródia)


Que tal umas frases do cara?

"Calçada pra favela, avenida pra carro, céu pra avião e pro morro o descaso" - Sucrilhos

"Eu tenho orgulho da minha cor, do meu cabelo e do meu nariz, sou assim e sou feliz. Índio, caboclo, cafuso ou criolo, sou brasileiro." - Sucrilhos

"Vamos às atividades dos dia: lavar os copos, contar os corpos, e sorrir, a essa borda rebeldia" - Lion Man

"O dinheiro vem pra confundir o amor" - Linha de Frente


Boa semana ao som de Criolo! Aquele abraço!

Leon Botão

Um comentário:

  1. Oha cara, massa mesmo o post ai! Só pra dar um salve, vou lançar um som que curto muito, e acho que fala de uma coisa que faz parte do cotidiano da vida de tudo mundo, que não é relacionado a política, não é relacionado a Brasil, nem a problema socioeconômico, mas é ligado a um problema do ser humano, de querer cuidar da vida dos outros, e querer julgar o que é melhor pra cada um!

    Esse som é meu preferido,e toda vez que ouço ele tenho vontade de pegar um mic, e lançar a letra pra várias pessoas que merecem ouvir! É um salve pra todo mundo que cambaleia quando ouve uma crítica construtiva ou não!

    http://www.youtube.com/watch?v=cbMv7FbS9R0

    "NINGUÉM VAI ME FREAR, NINGUÉM VAI ME DIZER O QUE EU DEVO FAZER NESSA PORRA"

    ResponderExcluir