domingo, 24 de junho de 2012

Cover do mês #2

O cover do mês dessa semana é, no mínimo, inusitado. A música original em si é muito boa, mas novamente, a versão cover ficou bem mais legal!

Confesso que não conheço outros sons dessa banda, mas a música "Somebody that i used to know", da Gotye, é realmente muito boa! Tanto na versão original, quanto no cover, a fuga do usual é notada.

No música original, a percussão é diferente do comum, bem leve, e o violão é bem suave também. Mas o diferencial que chama atenção é o Xilofone, um toque especial é muito bem feito! O clipe da música é meio assustador, estranho, sei lá, não me apeteceu... hahaha

Eis a versão original:
Gotye - Somebody that I used to know

Sabe aqueles covers que ganham a nossa preferência? Pois então, é o caso desse aqui. Cinco pessoas tocando um violão só. Três tocando 'dedilhados' (sem atrapalhar um ao outro), um fazendo a percussão no próprio corpo do instrumento, e um mestre Jedi só observando. Brincadeira, o quinto elemento faz um lance legal nas cordas do violão, vocês vão ver! Além disso ele ainda dá sustentação pro instrumento não ficar balançando muito.

Outra coisa que chamou a atenção além da habilidade deles ao violão foi a parte cantada. O cara do começo manda muito melhor que o vocal original, o rapaz que segura o agudo do refrão também corresponde às expectativas e a mocinha, que canta a parte da mocinha no original, canta muito, muito mesmo! Não tem como não preferir o cover! haha

Eis a versão cover:
Walk of the earth - Somebody that I used to know (cover)

Os responsáveis pelo cover tem um canal no youtube com vários outros covers inusitados e muito legais e que, com certeza vão passar aqui pelo Falando de Música, vale a pena dar uma checada no canal deles! Aqui ó: Walk Of The Earth!


Ontem (sábado), minha banda, a Esboço, abriu o show dos Republicados no bar Abaporu, nos próximos posts pretendo colocar um vídeo aqui pra vocês, foi muito legal!

E semana que vem não vou postar aqui no blog, estarei em Ouro Preto - MG no congresso de comunicação - Intercom.

Até a outra semana! Aquele abraço!

Leon Botão



domingo, 17 de junho de 2012

Duas bandas e um ótimo som

Salve salve!

Devido à enorme correria em que estou com os trabalhos do final do semestre, o post dessa semana será uma propaganda "própria"! haha

Você já tem programa para sábado que vem, dia 23? Se não tiver, aí vai uma ótima dica do que fazer. Como tudo o que eu mostro aqui, a parte musical é de primeira qualidade!


É isso mesmo, as bandas Esboço e Os Republicados dividirão novamente o palco, só que dessa vez no Abaporu Bar e Temakeria (Rua São José , 337)!

Às 21h a Esboço abre a noite com o melhor do reggae e do samba-rock, indo de Natiruts para Jorge Ben, passando por Paralamas e O Rappa. Repertório de primeira pra dar aquela dançadinha maneira! hahaha

Em seguida, às 22h, é a vez de Os Republicados tocarem o melhor do pop/rock nacional e internacional. De Cazuza e The Doors, de Beatles a Rita Lee, só musica de primeira!

Então, se eu fosse você, e tivesse de bobeira no sabadão, aparecia lá no Abaporu, garanto que vai ter cerveja gelada, gente bonita e legal, boa música, e os melhores temakis da cidade! Será uma grande noite!

Nos vemos lá então!

Aquele abraço!

domingo, 10 de junho de 2012

Índios, caboclos, cafusos ou criolos, somos brasileiros!


Rap? Você tá louco?

É isso mesmo, o que surgiu como protesto nas periferias vem ganhando cada vez mais destaque e público mesmo nas classes mais elevadas. E o que o Falando de Música tem a ver com isso?

Como eu já disse, se é música boa, tem o espaço garantido por aqui, é por isso que apresento a vocês Criolo!

 O som dele não cabe em nenhum rótulo, é poesia em forma de protesto e suingue. Se é que isso existe. O mais novo álbum do rapaz se chama Nó Na Orelha. Produzido por Daniel Ganjaman, produtor do Alegria Compartilhada do Forfun, o CD foi lançado no ano passado gratuitamente no site do artista: www.criolo.net. Na boa, admiro muito músicos independentes que liberam o álbum pra download, mas isso é outra história.
No final do ano passado todo mundo falava sobre esse álbum, eu não podia ficar de fora, fiz o download e ouvi, umas cinco vezes repetidamente. Rapidamente botei no meu celular e pen drive pra andar com o som sempre comigo.

Capa do CD "Nó na orelha"

O que mais me surpreende no cara é a inteligência e cultura que ele tem, mesmo sendo de origem humilde. Basta analisar as letras e as entrevistas dele, Criolo tem muito o que dizer e sabe muito bem como fazer isso.


Há uns dois meses Criolo veio pra Piracicaba e fez um show muito, mas muito bom! Ele dividiu o palco com o Emicida (relaxa, falarei dele em breve).

Acredito que a música mais conhecida dele seja Não Existe Amor em SP, musicão, de verdade, mas meio deprê. A minha preferida é, de longe, Subirusdoistiozin, que aliás faz parte do repertório da Esboço.

Já clicou ali em cima pra fazer o download do disco? No link também da só para ouvir, caso prefira. Eis, portanto, minhas sugestões de músicas do álbum:

Vale se atentar para as letras de todas as músicas, vão por mim! hahaha

Pra fechar, tem um vídeo do Criolo no youtube fazendo uma "paródia" de Cálice, do Chico Buarque. A original é foda, mas essa versão é atual, traz à tona temas que merecem respeito. Sabe aquelas letras "tapa na cara"? É bem por aí. Linda versão.
NOTA: O vídeo dele teve resposta do Chico em um show, muito legal da parte dele! Se quiser ver clique AQUI.

Criolo - Cálice (paródia)


Que tal umas frases do cara?

"Calçada pra favela, avenida pra carro, céu pra avião e pro morro o descaso" - Sucrilhos

"Eu tenho orgulho da minha cor, do meu cabelo e do meu nariz, sou assim e sou feliz. Índio, caboclo, cafuso ou criolo, sou brasileiro." - Sucrilhos

"Vamos às atividades dos dia: lavar os copos, contar os corpos, e sorrir, a essa borda rebeldia" - Lion Man

"O dinheiro vem pra confundir o amor" - Linha de Frente


Boa semana ao som de Criolo! Aquele abraço!

Leon Botão

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O judaísmo "descolado"

Matisyahu

Apresento a vocês um cantor genial, tanto nas letras, quanto nos arranjos e acima de tudo nas misturas que a música dele traz. Estou falando de Matisyahu, um judeu americano que bota reggae, hip-hop e rock num liquidificador e cria uma das melhores misturas sonoras que já ouvi.


Depois de 9 álbuns, Matisyahu está lapidando seu novo trabalho, que será lançado mundialmente dia 17 de julho, ou seja, já está aí!

Conheci o som dele a partir de One Day, uma das música que dá vontade de abrir as janelas do carro e aumentar o volume, casando o vento e a música... vocês me entendem? Sem falar da letra, que deixa a gente com a impressão de que nem tudo está perdido.
Fiz uma versão cover de One Day pra gincana do ano passado, mas isso é outra história, mas se quiser ver: VEJA!
A canção mais famosa dele talvez seja Jerusalém, é um pouco mais antiga que a anterior, mas ajudou a tornar Matisyahu um pouco mais conhecido.

Capa do álbum "Light"

O álbum que eu peguei pra ouvir foi o "Light", e como sempre, aqui vão as minhas dicas de músicas pra ouvir, mesmo acreditando que vale a pena procurar e fazer o download do CD completo. Esse álbum é bom pra todas as horas: festa com a galera, ouvir no carro, ouvir enquanto fica sem fazer nada na internet e afins...

Eis as dicas: 
- On Nature - vale se atentar para o coral infantil, foda... foda! (Aliás, essa é uma versão com um coral de crianças Ao Vivo)
- We will walk - vale se atentar para o refrão, depois de ouvir duas vezes você vai querer cantar junto e mandar a frase pra alguém.
-So hi so lo - abra os vidros do carro e aumente o volume, caso não esteja no carro, só aumente o volume.

Reparem que as músicas têm muito beat box, e é ele mesmo que faz. Reza a lenda de que ele aprendeu isso sentando no fundão na escola e praticando... mas vai saber né?!

E pra fechar, o Matisyahu recentemente liberou uma prévia do novo álbum. A música se chama Sunshine, escutei umas 12 vezes seguidas logo de cara! Letra foda, melodia marcante e estilo próprio! Agora é só ficar no aguardo do novo trabalho de Matisyahu.

Matisyahu - Sunshine

Espero estar acrescentando um pouco de música boa pra vocês, quer dizer, boa na minha opinião! haha
Até semana que vem, e que venham os trabalhos e provas da faculdade!

Aquele abraço!

Leon Botão