domingo, 6 de maio de 2012

Só pra compartilhar


É rock? Reggae? Sambarock? Mpb? 

Na minha opinião, Forfun virou muito mais do que isso, virou Alegria Compartilhada!

A banda carioca já tem mais de 10 anos de estrada e começou com influências de Blink 182 e Greenday. Quem é que não se lembra de ver o clipe de "História de Verão" (demais esses links diretos...) no Disk Mtv? Pois é, aquela banda que falava de coisas banais amadureceu e lançou no ano passado o terceiro álbum da carreira, de fato, um trabalho de gente grande.

O álbum Alegria Compartilhada foi lançado de forma independente, como todos os da banda, o que torna o trabalho ainda mais reconhecido, pelo menos por mim. O download de todos os discos é liberado no site da banda (www.forfun.art.br), podem baixar sem medo do FBI. 

A alegria do álbum e mistura do som já se sente na arte da capa, feita pela artista plástica Nelma Guimarães.
O Cd começa com a faixa que dá nome ao disco, e em seguida vem "Quem vai, vai", é aí que entra o papo de Sambarock.
O que mais me surpreendeu quando ouvi o álbum pela primeira vez, e eu fiz isso várias vezes seguidas depois, foi a harmonia contraditória dele como um todo. Quando uma música puxa pro rock, a próxima abaixa a pegada e leva pro reggae, e na sequência um rap/rock te invade com uma letra altamente trabalhada. Aliás, isso é o que não pode ser deixado de lado, as letras dessa nova fase da banda estão mais críticas, espirituais e relevantes.

Outro destaque do álbum é a faixa 4, "Cosmic Jesus", uma música altamente viagem e ao mesmo tempo que faz pensar, carregada de conceitos filosóficos. Ela conta com a espetacular participação de Black Alien, ex-Planet Hemp.

Reggae falando de carnaval? Forfun fez isso! Uma letra apenas composta com nomes de blocos de carnavais. A faixa 8, "Largo dos leões", que teve videoclipe gravado e lançado recentemente, exalta os blocos de carnaval do Rio de Janeiro. (O clipe foi gravado em alguns desses blocos).

E pra fechar, uma música reflexiva e quase de auto-ajuda. "Morada" tem uma das letras de música mais lindas que já vi, casando perfeitamente com a melodia.
"Faço de mim casa de sentimentos bons, onde a má fé não faz morada, e a maldade não se cria, me cerco de boas intenções e amigos de nobres corações, que sopram e abrem portões com chave que não se copia. Observo a mim mesmo em silêncio, porque é nele onde mais e melhor se diz, me ensino a ser mais tolerante, não julgar ninguém e com isso ser mais feliz" (Morada - Forfun)

E essa é a só a primeira estrofe. haha

Espero que ouçam o CD na íntegra, disponível no site da banda. Aposto que a semana de vocês vai ser um pouquinho melhor e mais alegre!

O mais importante de tudo isso é compartilhar!

Até domingo que vem! 


Leon Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário